A vida de Santo Antônio

Imagem relacionada

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Com a idade de 15 anos, ingressou na vida religiosa, junto aos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, a quem deve sua formação intelectual.

 Permaneceu em Portugal até os vinte e cinco anos, quando foi ordenado sacerdote (em 1220). Nesse mesmo ano, um fato mudou a sua vida: ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.

 Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália.

 Ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos.

 Em 1229, foi para o Convento de Arcella, subúrbio de Pádua, onde veio a falecer no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade. Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232.

 Em 1946, o Pio XII o proclamou Doutor da Igreja com a especificação de “Doutor Evangélico”, o que significa que Santo Antônio contribuiu original e autenticamente para a vivência e conhecimento da fé cristã.

 É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s